terça-feira, 16 de agosto de 2011

Acessórios para ajudar na escovação!

Boa noite leitores!

Nossa boca possui uma flora bacteriana muito concentrada o que é na maioria das vezes o maior causador do mau hálito. Por isso é muito importante uma higienização constante e adequada.

Existem vários acessórios que podemos utilizar para ajudar na higiene oral tais como limpadores linguais, escova interdentais e unitufos.
A halitose está muito relacionada com os restos alimentares e saburra da lingua, que é uma massa que se forma na língua composta de bactérias, restos alimentares, saliva e pela descamação celular da cavidade oral. Por esse motivo, além de escovar os dentes e passar o fio dental, é muito importante limparmos também a língua.
Hoje em dia existe no mercado os chamados limpador ou raspador de língua que ajudam na remoção dessa "massa" formada na língua.  Existem vários modelos, mas nenhum que seja o ideal, apenas que a borda removedora de saburra não seja amolada para não machucar a língua e que tenha uma boa adequação de uso para o dia-a-dia.
O raspador de língua funciona no sentido de trás para frente, ou seja, coloque a língua pra fora o máximo possível e arraste o raspador do fundo da boca até a ponta da língua. Faça isso repetidas vezes, lavando o raspador em água corrente.
A limpeza da lingua também pode ser feita com a escova dental, porém deve ser feita da seguinte forma:
  • coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)
  • coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas) , pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.
  • repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxágüe a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.
As escovas que vem com limpador não são tão eficientes quanto o raspador ou as próprias cerdas da escova.

Importante salientar que a escova dentária deve ser macia e pequena!!!

As escovas unitufo, são escovas que possuem um único tufo que permite maior facilidade de acesso para locais que a escova convencional não alcança. É indicado para pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixo, próteses unitárias ou pontes fixas, regiões de difícil acesso na dentição mista e atualmente também muito usadas para pacientes que possuem implantes osseointegrados.

As escovas interdentais podem ser encontradas  na opção com cabo ou sem, dependendo da preferência do paciente e são usadas para aqueles pacientes que tem espaços entre os dentes onde a escova tradicional não consegue passar ou aqueles pacientes que perderam a papila gengival. Também bastante usada nos pacientes que usam aparelhos ortodônticos fixo.

                                


Por hoje é só pessoal!
Estou a disposição para qualquer dúvida e esclarecimentos!!!
Beijos, beijos, beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário